The Free Dictionary  
mailing list For webmasters
Welcome Guest Forum Search | Active Topics | Members

Profile: rednav
About
User Name: rednav
Forum Rank: Newbie
Gender: None Specified
Statistics
Joined: Friday, April 30, 2010
Last Visit: Thursday, March 10, 2011 12:20:06 PM
Number of Posts: 6
[0.00% of all post / 0.00 posts per day]
Avatar
  Last 10 Posts
Topic: Não acham que Brasileiro deveria falar brasileiro e os portugueses, português.
Posted: Thursday, March 3, 2011 3:16:53 PM
fernanda wrote:
Respeito muito sua opinião e concordo com você quando fala que damos um só nome (português) a línguas diferentes. A bem da verdade, creio que são duas variedades de uma mesma língua, as semelhanças são mais numerosas que as diferenças, mas estas não podem ser negadas. Há sim um sentimento, já bastante reconhecido, de que falamos brasileiro.
Mas, sinceramente, não considero essa uma questão lingüística e sim política.
Para nós, falantes, pouco importa a nomenclatura utilizada, o uso é que nos interessa, a língua viva.
Também discordo que o fato de aceitarmos o emprego do termo “português”se deva a nossa apatia política, não discuto se ela é verdadeira ou não, mas afirmo que o feito não é exclusividade nossa. O que diremos dos norte-americanos que não falam “americano” e sim inglês e os argentinos, uruguaios, chilenos, bolivianos que falam espanhol; é a herança dos colonizadores que os colonizados trataram de se apropriar e fazer dela o que lhes aprouvesse. A língua talvez seja o legado mais importante da colônia e o único que realmente continua pulsante entre os antigos colonizados. Mas ninguém pode dizer que ela (a língua) é propriedade dos colonizadores, pois o utente é proprietário e propriedade da língua.
A língua portuguesa é tão minha quanto é de Camões ­ e é sua também.
Se a variedade européia e a brasileira são chamadas de português, isso é decisão política, assim como seria chamar de brasileiro todas as variedades lingüísticas coexistentes no Brasil. As nomenclaturas não dariam conta da heterogeneidade da língua. Isso é apenas uma tentativa de unificar o que não é passível de unificação.
Desculpe pelas delongas, pensar sobre língua e linguagem me estimula... É uma de minhas paixoes.
E obrigada pela oportunidade de comentar sobre o assunto.



Fernandinha,

Voce me parece ter profundo conhecimento nesta questão de forma igualável, porém nunca superável. Você devia continuar aqui e assumir a liderança, gostaria muito de poder contar com suas paradas por aqui de vez em sempre.

Obrigado.

Rednav.




Topic: Não acham que Brasileiro deveria falar brasileiro e os portugueses, português.
Posted: Thursday, March 3, 2011 3:12:17 PM
Brazuca wrote:
Concordo sim com a postura do rednav, acho que o governo brasileiro, especialmente agora com o respeito crescente do mundo pelo Brasil, tem a obrigação moral em continuar contribuindo para elevar a auto estima do nosso povo o que inclui entre tantas outras coisas, uma identidade própria e com isso nada mais importante que essa questão, o idioma que falamos neste país, com isso certamente seria o passo incial para que o brasileiro comece a desenvolver uma cultura mais patriótica, o que precisamos ver mais no nosso povo.
A diferença entre o nosso e o deles(portugueses) é muito grande em termos de conversação, concordância, significados de muitas palavras e sem falar dos sotaques. Acredito que a Fernanda que numa postura muitíssimo bem colocada e sofisticada, porém falhou no exato ponto em que o rednav observou, o fato de que nós brasileiros estamos sempre copiando o que outras culturas e/ou países estão fazendo. Seria essa questão válida apenas se os espânicos e americanos adotassem nomes próprios para seus idiomas, abandonando seus colonizadores? Gostaria sim, de poder dizer oficialmente: falo brasileiro, brasílis, brasílio, tupiniquim ou qualquer coisa parecida.



Brazuca,

Voce parece dividir também a mesma visão.

Obrigado,

Rednav.





Topic: Não acham que Brasileiro deveria falar brasileiro e os portugueses, português.
Posted: Thursday, March 3, 2011 3:09:47 PM
Gênio wrote:
Interessante, eu nunca tinha de fato pensado nisso, nós uma grande nação, agora com mais de 190 milhões de brasileiros, soberana, subdesenvolvida e corrupta, com um povo arredio e mal educados e vistos por nossos colonizadores como povo inferior a eles e se somos(o que talvez somos mesmos) devemos a esses gloriosos e hipócritas essa herança maldita. Dito isso, acho que realmente o rednav tem toda razão, estou com voce "véi". Acho que ainda podemos recuperar os valores e comportamento de uma nação civilizada e de repente isso podesse trazer mais auto estima e patriotismo com voce disse.



Gênio, continue dando suas lavancadas.

Obrigado.






Topic: Não acham que Brasileiro deveria falar brasileiro e os portugueses, português.
Posted: Thursday, March 3, 2011 3:08:10 PM
Poweruman wrote:
O português chegou ao Brasil a bordo das naus portuguesas, no Século XVI, para se juntar à família lingüística tupi-guarani, em especial o Tupinambá, um dos dialetos Tupi. Os índios, subjugados ou aculturados, ensinaram o dialeto aos europeus que, mais tarde, passaram a se comunicar nessa “língua geral” - o Tupinambá. Em 1694, a língua geral imperava na então colônia portuguesa, com características de língua literária, pois os missionários traduziam peças sacras, orações e hinos, na catequese.

Com a chegada do idioma iorubá (Nigéria) e do quimbundo (Angola), por meio dos escravos trazidos da África, a Corte Portuguesa queria garantir uma presença política maior. Uma das primeiras medidas que adotou, então, foi obrigar o ensino da Língua Portuguesa aos índios.

POR LEI, nossa língua se chama língua brasileira desde a década de 40, porém não ganhou força nem impulso do povo brasileiro para se fazer.




Lindo Power Boy

Posição imparcial, sábia e sofisticada.
Muitíssimo obrigado.




Topic: Não acham que Brasileiro deveria falar brasileiro e os portugueses, português.
Posted: Thursday, March 3, 2011 2:53:18 PM
Alô pessoal, já fazia muito tempo que não passava por aqui. Sou quem originou o tópico, e é incrível quantos estiveram aqui e tão poucos replicaram. Gostaria de agradecer a todos por uma forma ou outra, gostaria de principalmente comentar sobre o comentário do Gil. Amigo, esse é o meu exato ponto, nos brasileiros somos incapazes de iniciar uma debate como esse e acima de tudo levá-lo à prática sem que os Americanos especialmente, façam algo parecido primeiro, ou seja, nos lidere. Isso revela também, sinais de um povo sem personalidade.

Se os Britânicos por alguma razão, algum dia ferirem o sentimento Americano e a harmonia vigente entre ambos se abalar, com isso os Americanos decidirem que apartir dali o indioma da terra (que pra o seu saber, o inglês não é língua oficial dos EstadosUnidos, inclusive é talvêz o único país que não tem língua ofical, sabia?) será "AMERICANO" (o que existem aqui e alí, americanos que dizem falar Americano), no dia seguinte o Brasil inteiro começará também a falar que devemos falar "BRASILEIRO" no Brasil. Isso se não quiserem adotar o Inglês como língua oficial tupiniquim, pois como hoje usam tantas palavras em inglês na rotina diária aí no Brasil! um absurdo e ridículo, quantos Americanos e Europeus já comentaram para mim, que acham isso ridículo, isso sem falar que a pronúcia e sotaque, sonoriza de uma forma horrível.


Meu Amigo, eu vivo nos Estados Unidos já há mais de 20 anos, falo o inglês relativamente bem, tenho dupla cidadania, meus filhos nasceram aqui e além de inglês, como eles mesmos dizem, falam BRASILEIRO (sem nenhuma arrogância) melhor que muitos brasileirinhos vivendo no Brasil. Desculpe me se lhe ofendi GILÃO, diante das experiências desagradáveis que tive com a maioria dos portugueses aqui, levou-me a pensar nessa questão. Devo lembrar que conheço(não amigos) alguns portugueses e os vejos como pessoas maravilhosos, mas são 2 ou 3 entre centenas de desagradáveis que conheço, quem sabe você seria o quarto????????????? Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel Angel





Topic: Não acham que Brasileiro deveria falar brasileiro e os portugueses, português.
Posted: Saturday, July 17, 2010 4:00:10 PM
Nos brasileiros somos muito acomodados, não somos de tomar decisões vitais em nossas vidas, somos muito de copiar o que já foi feito por alguem e/ou cultura. Como todo brasileiro, tenho o meu sanguinho lusitano(e até bem recente) mas acho que já está na hora de alguém liderar esta questão, eu aqui neste momento, estou levantando-a. Desde o império latino, alguém com garra, creatividade, amor próprio e etc. liderou o desejo de um povo que se ramificava apartir do gigante, originando as línguas que hoje entendemos serem "línguas romances" italiano, francês, espanhol, português e romeno além de dar suporte e enriquecimento à várias outras, inclusive em grande parte ao inglês. Sou brasileiríssimo, vivendo fora do nosso querido Brasil já a mais de 20 anos(sempre desejando um dia poder retornar). Infelizmente não tenho muito sentimento positivo (sem generalizar, ficando raríssimas exceções) aos cidadãos da nossa pátria mãe, pois pensam que são seres majestosos. A diferença entre nossas linguas: O brasileiro e o português, são ao meu ver, fortes o bastante para a Academia Brasileira de Letras, junta com as autoridades capacitadas, dar ao povo brasileiro, o prazer em dizer que "falo brasileiro, brasilis, brasílio ou etc". O mundo(escolas de idiomas, tecnologia e etc.) que refere à nossa lingua, a intitula "português brasileiro" "brazilian portuguese", não acham que é um tanto extenso como nome de um idioma e ainda estarmos(200.000.000 de brasileiros) submetidos às aprovações de Portugal (10.000.000 de portugueses) sempre que precisamos adotar qualquer mudança em nossa língua? Está aqui algo para todos que lerem este texto, cogitar um pouco sobre o assunto. Por favor, civilizadamente comentem sobre o meu ponto de vista. Obrigado.