mailing list For webmasters
Welcome Guest
Profile: Cristina Ferreira
About
User Name: Cristina Ferreira
Forum Rank: Newbie
Statistics
Last Visit: Saturday, May 1, 2010 5:10:43 PM
Number of Posts: 2
[0.00% of all post / 0.00 posts per day]
  Last 10 Posts
Topic: EU PRECISO DE AJUDA DOS BRAZILEIROS, POR FAVOR! OBRIGADO! POR QUE E QUE A GENTE BRAZILEIRA FALA ASSI
Posted: Saturday, May 1, 2010 5:10:42 PM

Yelena,
un pouco numa manheira norteamericana
Não existe "un" em português, só em espanhol... é "um". Não sei se foi erro de digitação, resolvi corrigir. E não é "manheira" é maneira.

Uma outra coisa. Vc perguntou "por que é que a gente fala assim?" Quando vc usou "a gente" vc deveria ter dito "os brasileiros", pois esse uso de "a gente" é equivalente a "nós", o que, inclui vc no grupo de pessoas as quais está se referindo.

Não é necessário, num ambiente como este, um forum de discussão, utilizar "dona" (que, aliás dependendo da região no Brasil usa-se muito pouco). "Senhor" e "senhora" também, mais ainda, são tratamentos formais. Pra vc ter uma noção, nas escolas e nas faculdades poucos alunos chamam seus professores de senhor/senhora. Use quando vc precisar conversar com pessoas que detém alguma importância ou autoridade, ou que por alguma razão vc as respeite muito, ou que vc gostaria de ser bastante educada. Por exemplo, se vc vier ao Brasil e fizer amigos aqui e esses amigos convidarem vc pra ir na casa deles, vc pode perfeitamente chamar os pais deles por senhor e senhora.

2. Existe o verbo "olhar". A gente diz:" Olha!" se trata a uma pessoa de voce... E, entao, se eu trato a uma pessoa "o senhor", "a senhora", como e que eu preciso de trata-la? "Olhe..."? Obrigado(a)!

Isso é um jeito de falar. É como "hey" em inglês, ou mesmo "look" (olhar, traduzindo para o portugues) entendeu? Em geral, é só um jeito de começar uma frase informal (e isso não pode ser usado num texto esrito formal) para indicar que vc quer explicar ou esclarecer ou contar algo importante.

"Se fala" e "fala-se" é algo mais complicado de explicar.
Os dois estão certos, depende da frase.
Mas lembre-se que o "se-fala" não pode ser usado em início de frase, usa "fala-se"
Outra coisa que pode te ajudar, existe uma despedida bastante comum e usada para amigos ou mesmo pessoas que vc não conhece muito bem: "A gente se fala."
Topic: EU PRECISO DE AJUDA DOS BRAZILEIROS, POR FAVOR! OBRIGADO! POR QUE E QUE A GENTE BRAZILEIRA FALA ASSI
Posted: Sunday, April 18, 2010 12:06:04 AM
Yelena,
Sobre o "obrigada" não se preocupe, é uma expressão gentil de agradecimento. É gentil e educado dizer "obrigado" ("obrigada" no caso de ser uma mulher dizendo) quando alguém faz um favor, ou algum comentário agradável. As respostas que você recebeu sobre isso e que te deixaram confusa, estão relacionadas com a origem do uso dessa palavra. O português é uma lingua antiga e em constante transformação, mas não se preocupe tanto com isso. Pode usar "obrigada" para agradecer. Existe o sentido de obrigação do verbo "obrigar", mas não exite confusão, são idéias separadas, mas que tem uma origem comum da palavra. Quando você disser "obrigada" pra alguém, automaticamente a pessoa entenderá que se trata de um agradecimento.

Sobre "embora", existe, como você disse "vai embora", que significa retirar-se, deixar o lugar, mas também existe com outras funções na frase. Neste caso "embora" é o mesmo que: "apesar de que"; "mas", "contudo" "ainda que". Não sei se ficou mais claro pra você.
Na frase dele "E muita gente diz isto, embora nao conheca o real significado.." quer dizer o seguinte: muita gente diz isso sem saber o real significado. O "embora" corta a frase em duas partas: parte 1 muita gente diz isso. parte 2 (as pessoas que dizem isso) não entendem o significado. O "embora" liga essas duas partes formando uma frase só.

Ah, e vc pode dizer "eu agradeço" no lugar de dizer "obrigada". Obrigado em geral se diz para ser curto, sucinto. "Eu agradeço" geralmente se diz no começo de frases, quando você pretende complementar, como você fez "eu agradeço pela ajuda", pois dizer "eu agradeço" somente seria um pouco estranho, dependendo do contexto. Ou mesmo formal.