mailing list For webmasters
Welcome Guest
Domínio Público e Direitos Autorais Options
R d' Arêde
Posted: Monday, June 8, 2020 5:46:45 PM

Rank: Newbie

Neurons: 350
Boa noite,

Aos membros do grupo que têm algum conhecimento em direitos autorais e domínio público, gostaria de perguntar duas coisas:

1) Quais os sites mais recomendados para verificar se uma obra está em domínio público na Inglaterra e/ou nos EUA?

2) A segunda pergunta talvez seja mais complicada, caso não me faça entender: estou de olho e trabalhando algum tempo em um texto sobre cultura estética japonesa, de autor britânico, sem tradução no Brasil, nem em português (ao menos pelas pesquisas que fiz). O texto do autor é de 1964. Pelo que li da legislação em seu país, os direitos autorais perdurariam por 50 anos da morte do autor ou por 65 anos da publicação, mas não estou certo se é a mais atual, todavia, encontrei o texto listado como em domínio público em alguns sites internacionais. Contudo, o mesmo texto tem reedições em língua inglesa nos EUA e na Inglaterra e uma dúvida me ocorre:

- Estando o texto está em domínio público, se eu tomar o material em sua língua original mas, naturalmente, a partir de alguma edição com copyrights de 2013 (como é o caso), basta eu excluir o prefácio, posfácio, notas do editor, i.e, aquilo que não seja propriamente o texto do autor, não estarei infringindo nenhum direito e posso fazer livre uso da minha tradução? Ou a editora que reeditou detém algum direito especial sobre o texto usado?

- Outro ponto é, caso alguma tradução em língua portuguesa aparecesse no meio do projeto, a editora/tradutor responsáveis pelo material detém algum direito de uso, não "da", mas "de" tradução sobre esse material?

Agradeço imensamente a atenção!
Ricardo
Users browsing this topic
Guest

Forum Jump
You cannot post new topics in this forum.
You cannot reply to topics in this forum.
You cannot delete your posts in this forum.
You cannot edit your posts in this forum.
You cannot create polls in this forum.
You cannot vote in polls in this forum.