The Free Dictionary  
mailing list For webmasters
Welcome Guest Forum Search | Active Topics | Members

Politicamente correto e erro na revista Options
sklinke
Posted: Friday, November 6, 2009 3:13:43 AM
Rank: Advanced Member

Neurons: 1,038
Uma das empresas em que trabalhei solicitou uma pesquisa para saber a forma politicamente correta de se referir a pessoas com deficiência física ou mental.

O Governo Brasileiro e outras entidades adotaram o termo "pessoas (ou indivíduos) com necessidades especiais" ou, se necessário indicar a deficiência, dizer "pessoas com deficiência auditiva, visual, etc."

E nunca se referir a "deficientes físicos ou mentais". O termo indica que a pessoa não é deficiente, mas que possui uma deficiência.

Gostaria de saber a opinião dos colegas sobre o assunto.

Em contrapartida, li uma matéria no site da Revista Época com a manchete "Como os cegos diferenciam as notas de dinheiro?"

A primeira frase diz:

"Em qualquer lugar do mundo é possível reconhecer o valor das notas de dinheiro. Seja na Índia, na China ou nos Estados Unidos, e nem precisa saber a língua nativa, nem mesmo ser alfabetizado. Só há uma exceção para essa regra: os deficientes audiovisuais."

Deficiente audiovisual? Por que "audio" no contexto?

Ahimsa
Posted: Friday, November 6, 2009 8:38:50 AM

Neurons: 420
Olá Sky,

Apesar de não ser colega (tradutora) eis a minha colherada:

Já ouvi amplamente o uso de "pessoas portadoras de deficiência" e "pessoas com necessidades especiais".

O problema, pelo menos para mim, com a linguagem politicamente correcta é que, por vezes, o eufemismo acaba por ser igualmente preconceituoso e acusador. Não vos parece? O que é ter uma necessidade especial?!

-

No que respeita ao artigo de jornal, parece-me um lapso.
Em Portugal, ouvi referirem-se aos cegos, nos meios de comunicação social, por "invisuais".
Gil
Posted: Monday, November 9, 2009 6:59:11 PM

Neurons: 313
1. Ser deficiente e possuir uma deficiência? Pelamordedeus. Assim, puramente, até se justifica. Mas quando se vai para a prática, bom.... Me digam, por favor, qual a diferença entre "ser deficiente visual" e "possuir uma deficiência visual"? Nenhuma, arrisco. Necessidade especial, por seu turno,... tsc. Concordo com Ahimsa.

2. Mais. Não consigo ver - com trocadilho por favor - onde "cego" ou "surdo" ou "mudo" possam ser palavras preconceituosas ou "políticamente incorretas". Fazer uso de uma palavra atribuindo-lhe conotação depreciativa é uma coisa, a meu ver (...). Mas o sentido original da palavra não se perdeu com o tempo. Cego é aquele que tem deficiência visual, surdo é aquele que tem deficiência auditiva, etc.

3. Quanto ao deficiente "audiovisual", deve ser erro mesmo.
sklinke
Posted: Monday, November 16, 2009 12:38:02 AM

Concordo com vocês. A questão do "politicamente correto" veio com a tradução.

Quartos de hotéis tinham a denominação de "disabled rooms" e, de um dia para o outro, resolveram mudar para "acessible rooms" (quartos com acesso para cadeira de rodas).

Imaginem no português se a tradução fosse literal: quartos acessíveis!

Às vezes, a objetividade é o melhor caminho. Pois o politicamente correto acaba sendo mais incorreto do que qualquer outra coisa.

Fico curiosa em saber se você já observou isso em textos legais, Gil.
Gil
Posted: Wednesday, November 18, 2009 7:10:13 PM

Neurons: 313
sklinke wrote:
Fico curiosa em saber se você já observou isso em textos legais, Gil.

Já. "Evoluíram" dos cegos, surdos e mudos para as "pessoas portadoras de deficiências". Mas os códigos mantém a denominação "políticamente incorreta", porque precisam ser especificadas as "deficiências":

Código Civil Brasileiro, atualizado em 11 de novembro de 2009:

Art. 228. Não podem ser admitidos como testemunhas:

I - os menores de dezesseis anos;
II - aqueles que, por enfermidade ou retardamento mental, não tiverem discernimento para a prática dos atos da
vida civil;
III - os cegos e surdos, quando a ciência do fato que se quer provar dependa dos sentidos que lhes faltam;

*O destaque no número I é uma brincadeira...

Quanto à Constituição Federal, todavia, está consagrado o uso de "portadores de deficiência", já que abrangidas todas as deficiências identificadas legalmente.

Já a mudança de "disabled rooms" para "acessible rooms", hum, se me perdoa o palpite, achei que ficou mais simpático. Ressalto que apesar de ter estudado Inglês por longos anos na infância (Americano e Britânico), estou afastado/não pratico há muito tempo (só em forums variados pela rede, mas aí não vale né) - dito isto, me parece que neste caso se deslocou o foco da restrição da pessoa para a adequação específica de um objeto, diferentemente de cegos, surdos e mudos X pessoas portadoras de deficiências. Deu pra entender? Anxious
sklinke
Posted: Tuesday, December 1, 2009 12:18:08 AM

Grata pelas informações!

Confesso que não tinha pensado pelo lado da comparação objeto x pessoa. Faz mesmo sentido a mudança dos termos. No entanto, a tradução para "quarto acessível" ficou estranha, até porque não dava para explicar devido ao limite de caracteres.
Users browsing this topic
Guest

Forum Jump
You cannot post new topics in this forum.
You cannot reply to topics in this forum.
You cannot delete your posts in this forum.
You cannot edit your posts in this forum.
You cannot create polls in this forum.
You cannot vote in polls in this forum.