The Free Dictionary  
mailing list For webmasters
Welcome Guest Forum Search | Active Topics | Members

Mau humor Options
sklinke
Posted: Wednesday, August 5, 2009 9:05:27 PM
Rank: Advanced Member

Joined: 3/11/2009
Posts: 345
Neurons: 1,038
Location: Australia
Olá,


Sei que a expressão acima se escreve com "u" por que mau é adjetivo que modifica o substantivo humor.

Então seria errado usar mal com "l", porque mal é advérbio e só poderia modificar um adjetivo. Como em mal-humorado, por exemplo.


Mas, vejam o texto abaixo. O autor faz uma confusão com as expressões e com o uso de advérbio, adjetivos e hífen.Anxious


(retirado do sítio: http://virtualpsy.locaweb.com.br/index.php?sec=88)


"São comuns as queixas de pessoas pouco, relativamente ou muito insuportáveis. Filhos que se queixam de pais muito mau-humorados, ou de namorados, esposas, amigos, enfim, conviver com uma pessoa mau-humorada é difícil e desagradável.

Trazer o mau humor para a psiquiatria não é nenhum absurdo, pois, como se vê em critérios de diagnóstico, o mau-humorado destaca-se da maioria (critério estatístico) e produz sofrimento, nele e/ou nos demais (critério valorativo), portanto, perfeitamente possível de uma classificação psiquiátrica.

O caminho é considerar mau humor como um dos sintomas do mal humor, sendo mal com U uma qualidade contrária ao bem humorado e mal com L uma característica de doença, contrária ao humor sadio.

Em grego, Mal Humor (mau assim, com L e não com U) significa Distimia. O filósofo Sêneca tentou desprezar o termo Distimia por crer que o latim não necessitava importar palavras de outra língua e escreveu um belíssimo trabalho intitulado “A Tranqüilidade da Alma”. Mas, a despeito da belíssima descrição do tipo psicológico depressivo e melancólico, Sêneca não conseguiu expressão latina que completasse a idéia de Distimia.

Na psiquiatria o quadro mais relacionado ao Mau Humor é, de fato, a Distimia. Trata-se de um estado depressivo crônico, normalmente atípico e dissimulado através do mau humor, chatice, birra, implicância, desânimo, irritabilidade, de mal com a vida, etc. Esses estados depressivos crônicos, apesar de universalmente reconhecidos, têm seus sintomas e sua classificação ainda muito confusos e algo discordantes entre as várias tendências.

Há autores que classificam a pessoa mau humorada dentro dos distúrbios de personalidade, outros como se tratassem de neuroses, muitos como Distimia (Transtorno Persistente do Humor) e alguns, ainda, como distúrbios psíquicos meramente funcionais. Tudo isso é uma questão de conceitos."



Comentários?
Ahimsa
Posted: Thursday, August 6, 2009 8:15:43 AM
Rank: Advanced Member

Joined: 3/19/2009
Posts: 146
Neurons: 420
Location: Lisboa (Portugal)
Sky,

Obrigada por nos trazer este artigo. Muito interessante a sua observação linguística, com a qual concordo.

Julgo que o autor, não conhecendo as regras da língua, tentou justificar uma situação clínica com a linguagem, mas não lhe correu muito bem.

Acredito que a linguagem delimita/expande a nossa capacidade de interpretar e comunicar a realidade, mas aqui o autor, simplesmente distorceu o uso, em prol da explicação clínica-psicológica. Chega a ser difícil, inclusive, de perceber onde ele quer chegar.
sklinke
Posted: Tuesday, August 11, 2009 1:08:21 AM
Rank: Advanced Member

Joined: 3/11/2009
Posts: 345
Neurons: 1,038
Location: Australia
Pois é, depois de justificar o uso de maL, volta a usar maU e se perde na explicação.


Mas acho que nada justifica o uso incorreto do idiomaShame on you
Users browsing this topic
Guest


Forum Jump
You cannot post new topics in this forum.
You cannot reply to topics in this forum.
You cannot delete your posts in this forum.
You cannot edit your posts in this forum.
You cannot create polls in this forum.
You cannot vote in polls in this forum.