The Free Dictionary  
mailing list For webmasters
Welcome Guest Forum Search | Active Topics | Members

Enriquecendo o vocabulário Options
sklinke
Posted: Wednesday, March 25, 2009 12:00:17 AM
Rank: Advanced Member

Neurons: 1,038
Estava lendo uma matéria sobre provas de redação em vestibulares e o que chama a atenção dos revisores é a repetição das mesmas palavras para descrever situações, em vez do uso de sinônimos ou, ainda, de um vocabulário mais rico e trabalhado.

O hábito da leitura é, sem dúvida, um dos principais meios para que alguém enriqueça o seu vocabulário.

Mas, nesse mundo agitado, como fazer para melhorar o nosso vocabulário usando outros métodos alternativos?

Alguém conhece algum artigo científico que trate do assunto?

Ou, qual o seu método próprio?
thesunrises
Posted: Sunday, March 29, 2009 9:55:24 PM
Rank: Newbie

Neurons: 27
Bom, uma vez uma professora minha fez um trabalho sobre as redações do vestibular da UFRGS e descobriu que as redações com maior pontuação eram aquelas que faziam pouco uso de sinônimos para repetir uma informação ou um referente, enquanto que aquelas que usavam mais sinônimos não eram, necessariamente, bem escritas, recebendo uma pontuação média para baixo.
Li também uma vez um artigo científico de um jornalista afirmando que a não repetição de palavras não é sinônimo de qualidade de escrita, como se pensa muito hoje em dia...

E bem, confesso que não conheço outro método eficaz de para enriquecer o vocabulário sem ser através da leitura! mas se vocês souberem, por favor, me avisem :)

No caso das línguas estrangeiras, vale muito a pena assistir os filmes nas línguas de origem com as legendas da própria língua para treinar a leitura e, consequentemente, enriquicer o vocabulário.

Abraços,
sklinke
Posted: Monday, March 30, 2009 9:17:30 PM
Rank: Advanced Member

Neurons: 1,038
Bem, meus pais pediram para que eu acrescentasse as boas e velhas palavras cruzadas. Eles não abrem mão de preencher a lista do jornal de domingo.

Essa análise das redações que você citou me surpreende, uma vez que a repetição de palavras pode tornar o texto repetitivo e, consequentemente (sem trema, finalmente!!!), chato.

Mas, é bom saber os critérios que estão sendo utilizados. Vou pesquisar mais.
Users browsing this topic
Guest

Forum Jump
You cannot post new topics in this forum.
You cannot reply to topics in this forum.
You cannot delete your posts in this forum.
You cannot edit your posts in this forum.
You cannot create polls in this forum.
You cannot vote in polls in this forum.