The Free Dictionary  
mailing list For webmasters
Welcome Guest Forum Search | Active Topics | Members

Fazer o que? Options
Gil
Posted: Wednesday, October 28, 2009 4:10:40 PM

Rank: Advanced Member

Neurons: 313
Gostaram do "Correr atrás?" (http://forum.thefreedictionary.com/postst3867_Impropriedade-ou-bom-uso----correr-atr%c3%a1s-.aspx) Então tomem outra! "Fazer o que? " O desgraçado vê seus pertences indo literalmente por água abaixo, e se sai com essa... Vai daí, só invocando aquela piada mordaz: "Pobre é incoerente mesmo: passa o ano inteiro reclamando que não tem nada, aí quando é atingido pela enchente, reclama que perdeu tudo."

Questiúnculas:

1) "Fazer o que?", que tipo de oração é esta?

2) "Então tomem outra!" Está correto o uso do verbo "tomar"?

3) "...e se sai com essa..." Essa ou esta?

4) "Vai daí", significa o que?
sklinke
Posted: Friday, October 30, 2009 2:12:13 AM

Neurons: 1,038
Ai ai, deu nó no meu cérebro! Angel

Vamos lá...

1- Fazer o quê? (acho que o que, quando próximo ao ponto de interrogação, leva acento) Uso muito essa expressão e nunca me perguntei se está certa ou errada. Será que não é uma a abreviação coloquial de "Eu vou fazer o quê?"

2 - Não vejo problemas com o uso do verbo "tomar" nessa frase.

3 - "Essa"

4 - "Então, assim"
Ahimsa
Posted: Friday, October 30, 2009 8:24:33 AM

Neurons: 420
Applause Boa Sky!

Fazer o quê

Confesso que me soa estranho, não é expressão que costume usar. Talvez diria "O que é que se há de fazer?".
Think Para ser sincera, não sei se esta diferença é "atlântica" ou mesmo de uso.

Então tomem outra

Esta sim, já uso mais. "Gostaram? Então tomem lá outra!". O nosso amigo Priberam, nas imensas definições do verbo tomar, na sua forma transitiva e intransitiva, parece aceitar este uso.

"tomar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2009, http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx?pal=tomar [consultado em 30-10-2009].

...e se sai com essa...

A utilização do "essa" ou "esta" não deveria estar dependente da proximidade do evento, da voz activa e da voz passiva?

Exemplifico:

Ontem estava a ter uma conversa normalíssima e o Ricardo se sai com essa, que o verde é a cor mais linda.

Então vai daí...

Esta expressão utilizamo-la bastante em Portugal, e sem desprimor a ninguém, em particular os taxistas. É uma locução que visa enfatizar continuidade ou consequência.

Telefonei à Rita e ninguém atendeu. Vai daí fui lá casa.

A rua estava deserta, não se ouvia um murmúrio, vai daí entra um camião e buzina com toda a força!

To have another language is to possess a second soul. Charlemagne (742-814 A.D.)
sklinke
Posted: Friday, November 6, 2009 2:31:18 AM

Neurons: 1,038
Concordo com a utilização do "essa" ou "esta", com referência à proximidade.

Mudando de assunto, aprendi mais uma: camião (do outro lado do Atlântico é caminhão, hehe)
ὁ Σκοτεινός
Posted: Friday, February 20, 2015 2:14:05 PM

Neurons: 310,210
"Fazer o quê?" soa muito natural aos ouvidos de um brasileiro.
ὁ Σκοτεινός
Posted: Friday, February 20, 2015 2:18:20 PM

Neurons: 310,210
Se "essa" se refere a algo já dito, então está correto na frase. Mas se fosse assim: "Saiu-se com esta: deu meia-volta e foi para casa" - aí há de ser o "esta". Tudo depende de o demonstrativo ter função anafórica (essa) ou catafórica (esta).
Marcio Osorio Beserra de Farias
Posted: Saturday, February 9, 2019 11:23:04 AM

Rank: Newbie

Neurons: 915
Não fale: Sr. Thomas, nas transações, como as concebo, nunca gaste assim tão depressa. Sr. Thomas, turbando o motor, o carro anda mais rápido. - "Fazer o quê?"
Alfredowt
Posted: Thursday, September 12, 2019 8:01:13 AM
Rank: Newbie

Neurons: 5
Obrigado pela sua ajuda muito útil. :)
Users browsing this topic
Guest

Forum Jump
You cannot post new topics in this forum.
You cannot reply to topics in this forum.
You cannot delete your posts in this forum.
You cannot edit your posts in this forum.
You cannot create polls in this forum.
You cannot vote in polls in this forum.

Main Forum RSS : RSS
Forum Terms and Guidelines | Privacy policy | Copyright © 2008-2019 Farlex, Inc. All rights reserved.