The Free Dictionary  
mailing list For webmasters
Welcome Guest Forum Search | Active Topics | Members

Viagens Options
sklinke
Posted: Wednesday, May 6, 2009 5:08:17 PM
Rank: Advanced Member

Neurons: 1,038
Qual foi o lugar mais bonito de países de Língua Portuguesa para o qual você já foi?

Eu gostei muito de Natal no Brasil, onde há um regionalismo da Língua bem interessante de se aprender.

Há 4 anos fui para Macau, toda esperançosa de falar português. Que nada, só o guia turístico e os trabalhadores de um restaurante típico falavam.

A maioria só falava chinês e me disseram que, depois de 50 anos da volta à China, eles retirarão todas as placas em português do local.
Ahimsa
Posted: Wednesday, May 6, 2009 6:39:05 PM

Neurons: 420
Ah Sky! Macau é uma profunda desilusão, a esse nível. Vivi lá entre 1990 e 1996, ainda durante a presença portuguesa, e tinhamos que nos defender, no dia-a-dia, com cantonês, muitos gestos e palavras atravessadas em inglês. Os taxistas, nem a palavra «hospital» reconheciam.
Na noite de 1999, na passagem do território, na mesmíssima noite, retiraram dos edifícios as referências ao estado português, por exemplo, o brasão de Portugal no Leal Senado.

Goa, ainda não sendo um território de LP, há uma discreta presença, que tem muita graça. A última vez que lá fui foi em 1998, mas os meus pais que lá vão anualmente, dizem que apenas os mais velhos e nalgumas casas ainda falam português, mas sempre se vão vendo placas, nomes de lojas, marcas com referências em português. Por outro lado, alguns pratos típicos da região também têm influência lusa, quer na confecção quer na designação. O famoso «vindaloo», tão picante, segundo percebi é inspirado no tão português vinha-d'alhos.

To have another language is to possess a second soul. Charlemagne (742-814 A.D.)
betinho
Posted: Friday, May 8, 2009 8:04:18 PM
Rank: Member

Neurons: 66
voce quis dizer

"a maioria soh falava mandarim" hahahaha
sklinke
Posted: Saturday, May 9, 2009 1:15:12 AM

ops, escrevi chinês...

pelo que ahimsa falou, eles falam cantonês lá, e não mandarim (?)

gosto muito de bife vindaloo, legal saber que a origem da palavra é portuguesa...

tive uma amiga de Goa, com sobrenome Oliveira, e perguntei se ela sabia o que o sobrenome dela significava e, claro, ela não sabia... ficou meio decepcionada quando eu traduzi para inglês.
Ahimsa
Posted: Sunday, May 10, 2009 6:02:17 AM

Neurons: 420
Oi,

Esclareço, Betinho, no sudeste da China, em particular em Macau e, claro, na província de Cantão, fala-se cantonês e não mandarim. :-)
Quanto aos goeses, julgo que os apelidos deles têm a ver com o Vice-Rei que governava na altura (Albuquerque, etc) ou então, como qualquer cristão novo, com nomes de arbustos e árvores de fruto: Oliveira, Pereira ou como eu mesmo, Silveira :-). Os apelidos da comunidade goesa repetem-se muito, por estas razões, e há uma quantidade imensa de Fernandes, Souzas, Mascarenhas, etc.

Sky (desculpe mas sklinke é complicado de dizer/escrever), se gosta de vindaloo, tem de provar o sarapatel, que nada tem a ver com a versão portuguesa (e tanto quanto sei) e brasileira, da coisa!

To have another language is to possess a second soul. Charlemagne (742-814 A.D.)
sklinke
Posted: Tuesday, May 12, 2009 5:21:23 AM

Acho que vou adotar o Sky daqui pra frente no forumDancing

A discussão me chamou a atenção para o uso das palavras "sobrenome" (Brasil) e "apelido" (Portugal). Preciso me lembrar disso quando me comunicar com pessoas de Portugal!!!

Alguém mais tem alguma dica de viagem? Em Portugal, no Brasil, Timor Leste ou países de Língua Portuguesa da África?

Users browsing this topic
Guest

Forum Jump
You cannot post new topics in this forum.
You cannot reply to topics in this forum.
You cannot delete your posts in this forum.
You cannot edit your posts in this forum.
You cannot create polls in this forum.
You cannot vote in polls in this forum.

Main Forum RSS : RSS
Forum Terms and Guidelines | Privacy policy | Copyright © 2008-2019 Farlex, Inc. All rights reserved.